quarta-feira, 8 de abril de 2009

Oceanário de Lisboa

Nestas férias da Páscoa, uma das actividades prometidas era levar os miúdos a visitar o Oceanário de Lisboa. Para nos acompanhar levámos também a minha sobrinha, que também gosta destes eventos.

Para o mais novo tudo era novidade, visto ser esta a sua estreia neste tipo de ambientes.
Claro está que aproveitei a deixa para levar a máquina e fazer uns bonecos, que face às limitações de luz, e objectivas tipo caracol, não permitem grandes aventuras neste tipo de actividades. Mas mesmo assim ainda é possível tirar uns bonecos interessantes.

“A visita desenrola-se em dois níveis, o terrestre e o subaquático. O primeiro representa 4 habitats costeiros: Atlântico Norte, Antárctico, Pacífico e Índico Tropical. O piso inferior, subaquático, para além dos habitats referidos, é constituído por mais 24 aquários. Estes ilustram a diversidade de comunidades de cada um dos habitats e suas principais espécies. O percurso da visita é circular e unidireccional, no sentido contrário aos ponteiros do relógio

O percurso simboliza deste modo um regresso ao passado, ao reencontro do Oceano, que desde sempre desempenhou um papel primordial na evolução e regulação da vida no planeta. No interior do edifício evitou-se a colocação de barreiras entre o público e os animais, promovendo um contacto íntimo entre ambos, elevando assim a interacção aos diversos níveis das sensações e sentidos. Os jogos de luz, som e cheiro que acompanham o movimento dos diferentes animais, criam uma coreografia surpreendente que nos envolve durante toda a visita.”

Este percurso é interrompido de quando a quando com espaços lúdicos que mostram os sistemas de suporte de vida utilizados no recinto, ilustrações cientificas e galerias multimédia. Este locais permitem descobrir algo mais sobre a vida nos oceanos e permitem que os juniores através de experiências explorativas disponibilizadas pelos sistemas multimédia brinquem e aprendam.

Por fim, já com os miúdos ‘moídos’ desta experiência lúdica, regressámos a casa para um merecido descanso.

1 comentário:

LI disse...

Obrigado pelo excelente blog. Foi pela mão do João que conheci este teu trabalho.
Gostei em especial das imagens. Abraço.
Luis