terça-feira, 10 de março de 2009

Celorico da Beira - Day 3





No dia 22, um Domingo, combinámos ir até ao Parque Natural de Peña de Francia em Espanha.
Mais uma vez e após os preparos diários que culminam sempre com o pequeno almoço há hora de almoço, lá arrancámos em direcção a Espanha.

Claro está que mal passámos para o lado de lá, há que abastecer a viatura, porque compensa. Paragem obrigatória em Ciudad Rodrigo. Bom, vocês não vão acreditar... Que festarola que aí se fazia. Ele era Feira, ele era festas de Carnaval, ele era uma multidão enorme por todo o lado onde se passava. Depois de atravessarmos este mar de gente lá conseguimos estacionar os bólides na zona histórica da cidade.

Uma volta a pé era mandatória e lá fomos fazer a nossa visita de médico. Daqui se destacam os bares, um a cada esquina, a vida que esta cidade deve ter, e uma praça de touros improvisada no meio da praça central. «Espectáculo».

Bom, há que zarpar para a Peña de Francia por que se não, faz-se tarde. Lá arrancamos e paramos em "La Alberca" uma pequena povoação também ela dominada pela presença de inúmeros visitantes e um comércio de fazer inveja às nossas cidades chamadas 'típicas'.

Aqui, já pela hora do Lanche, passámos num tasco chamdo "El Soportal" onde enfiámos ums petiscos típicos lá do sítio, incluíndo um pratito de Jamon Serrano. Tirando a fumarada a tabaco que aí residia e a simpatia do empregado, até que não foi mau, tirando também o preço, claro está.

Ainda passámos numas lojitas, onde foram adquiridas umas armas altamente letais para os putos. Estas eram baseadas em elásticos e suportes de madeira em "V" e foram o alvo de muitas preocupações, mas um dos artistas conseguiu acabar com ela ainda antes de a ter utilizado.

Ao final da tarde lá subimos à Peña de Francia onde faço uma pequena descrição de um excerto retirado da web:

"A Peña de Francia é uma montanha com 1723 metros de altitude, situada no sul da Província de Salamanca. É uma das montanhas mais altas da Sierra de Francia e que já falámos em posts anteriores.A Peña é conhecida pela imagem da Virgem Negra e pelo Santuário situados no seu cume e que, no Inverno, é um local praticamente inacessível devido à neve.
No Verão é grande a afluência de turistas, sendo que grande parte vai aí em peregrinação. Para além do Santuário, merecem ainda destaque o hotel e um convento aí existentes.Chegado ao cimo da Peña tem muito para visitar e admirar: a igreja de traça medieval com a Virgem Morena (Negra) e outros Santos, onde se costuma ouvir música gregoriana; o hospício, defronte da fachada do templo; o convento do século XV, há pouco tempo recuperado. Qualquer um destes locais merece visita demorada, até como forma de desfrutar o silêncio que aí predomina.Ainda no exterior, merece visita o enorme e original Relógio de Sol, sobre o qual se poderá debruçar e tapar a sombra do arame que indica a hora do dia.Depois delicie-se com a paisagem arrebatadora, com a imensidão que a vista abraca, com o voo das aves de rapina, com o silêncio contagiante e o ar puro que deve aproveitar para encher os pulmões."


Bom, realmente aquilo tem uma vista espectacular. Devo realçar também que estava um frio de rachar, mas nós como bons aventureiros, isso não nos afectou.

Já noite, rumamos a Portugal. Parámos para fazer "xixi" em Fuentes de Onoro e seguimos para Celorico, onde aquela hora apenas podiamos rumar ao "Dragão" para jantar.
Mais uma vez salvos pelo gongo.

Sem comentários: