quarta-feira, 11 de março de 2009

Celorico da Beira - Day 4 - "O regresso à neve"

Pois aí está, num fim de semana destes pensámos nós que subir à serra na segunda feira de Carnaval teria menos gente..., mas vamos começar pelo inicio...

Após os preparos diários, lá saímos em direcção à serra de manhãzinha, assim perto do meio-dia. Desta vez decidimos passar por Gouveia ao invés de Seia, só para conhecer novos caminhos.
E assim foi, e lá chegámos a Gouveia. Parámos para beber um cafézinho da manhã e dar uma volta.

Depois começámos a escalada, que até foi interessante pois passámos por caminhos para nós ainda desconhecidos e acabámos por passar novamente em Sabugueiro, desta vez sem paragens e seguimos para a Torre.
Bom, até ao Sabugueiro, como fomos por atalhos, tudo bem, a partir daí é que foram elas...

Parece que toda a gente pensou como nós e aquela subida foi um castigo, pricipalmente a partir da quota dos 1700mts.
Mas, resistentes até ao fim lá aguentámos a subida estenuante. Para grande galo, e face à imensidão de gente, o acesso à Torre estava fechado ao transito. Havia uns senhores que andavam nuns jipes verdes e numas moto4 e obrigaram-nos a seguir em frente. A táctica a partir deste ponto, foi parar onde houvesse um lugar... e houve, aí a uns 2km do Centro de limpezas de neve.


Aí realinhamos os planos e face aos maus augurios que já começavam a pairar sobre a nossa missão, apontámos uma pista de ski alternativa junto a um lago gelado que se via umas centenas de metros mais abaixo. Desta forma, alinhamos a rota e aí fomos parar.

Para gáudio dos aventureiros o local mostrou-se compativel com a prática de ski e actividades relacionadas e as nuvens negras que já pairavam sobre nós depressa se dissiparam.

Equipamos a canalha e dedicámos a tarde a estas actividades ludicas, desta vez com um sol magnifico e sem vento a arrefecer as estremidades.
Ao final da tarde, alinhámos agulhas para visitar o "poço do inferno", uma nascente no coração da Serra, perto de Manteigas. Após um trajecto por estradas sinuosas e estreitas lá chegámos e ainda deu para tirarmos uns bonecos.

Como a malta estava animada ainda fomos ver os cães e as trutas nos viveiros em Manteigas, mas face ao adiantado da hora vimos apenas os cães, mas quase que já precisávamos de uma vela para os ver.
Aí alguem disse. Vamos jantar ao "Trenó" que lá come-se bem. Bora lá e chegados lá, ainda cedo, eram para aí umas 18H45, vimos uma sala vazia, e apenas com um grupo de marmanjos a ocupar uma das mesas. Entrei e perguntei se tinham lugar para 9. Qual não foi a minha surpresa quando o exmº empregado me disse que estavam cheios. Ainda olhei para a sala novamente não fosse eu ter-me enganado e verifiquei que realmente apenas uma mesa estava ocupada. Mas depois o Exmº corrigiu e disse que tinha todas as mesas reservadas... Mais uma vez, tivemos de passar ao plano B.
Não é que por acaso, logo ali ao lado havia um restaurantezinho, com aspecto jeitoso, apenas não me recordo do nome, e entramos, havia mesa, era acolhedor, e comemos à maneira. Muito bom mesmo.

Já noite avançada, de papinho atestado, lá fomos em direcção à "Casa Castanha", desde Manteigas, via Penhas Douradas, Gouveia e finalmente Celorico. ainda aproveitámos para fazer um 'xixizinho' no alto da serra e admirar um céu estrelado como não se vê cá para baixo, e ainda, uma estrela cadente que cruzou os céus e permitiu a todos (excepto os friorentos que ficaram no carro) pedirem os seus desejos.

1 comentário:

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Olá :)
O Blogue dos Manteigas passou por aqui ;)
Parabéns pelas fotos :)
Um abraço,
Visitem: http://bloteigas.blogspot.com/